Mídias sociais nas empresas. Apesar da grande importância, muitos empresários preferem não arriscar por medo principalmente das críticas. Mas como lidar com elas?
Como defender a empresa nas mídias sociais?
O que aprendemos ao gerenciar a páginas de diversas empresas é que se sua empresa tem qualidade, lidar com críticas será algo que poderá ocorrer, mas com uma frequência pequena. Ter uma equipe competente que saiba lidar com rapidez com os comentários negativos é essencial.
Pense em você naquele momento de fúria… Um pedido de desculpas rápido é a primeira alternativa. Em seguida, peça uma posição urgente do responsável.
Exemplo de qualidade
Por exemplo, ficamos surpresos com o carinho dos fãs pela rotisseria Iris Massas, de Mogi das Cruzes. São muitos elogios e poucas críticas ao longo de mais de um ano.
Quando surgiram as reclamações de clientes furiosos, que até escreveram que nunca mais comprariam no local, o que foi feito? Simples. Uma resposta rápida, cuidadosa, sempre com um pedido de desculpas, e alternativas simpáticas para resolver o problema.
3 dicas para mídias sociais nas empresas
1. Recebeu uma crítica? Primeiro, avalie o perfil de quem reclamou. Por exemplo, o perfil não tem nenhuma informação, será que pode ser um fake ou um concorrente desleal que quer só brincar com você? No caso da Iris, é bom saber se quem reclamou mora na cidade, afinal a empresa só existe lá.
2. Após a avaliação do perfil, tente responder o mais rápido possível ao receber um comentário negativo;
3. Lembre que a crítica serve para melhorar sua empresa, por isso sempre esteja aberto e escute sinceramente seu cliente.
– Facebook e blog da Iris Massas
Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.