“A Reinvenção do Marketing – Um Guia de Sobrevivência”, palestra do professor Romeo Busarello, em 6/06, na Unibes Cultural, em São Paulo. Realização da Academia Draft. “Os departamentos de Marketing são pressionados pela complexidade que advém de uma sucessão vertiginosa de novas mídias e múltiplas possibilidades”, diz Busarello, há 16 anos na Tecnisa – Mais construtora por m2.
Saiba mais:
A reinvenção do Marketing – um guia de sobrevivência
Os profissionais de Marketing estão enfrentando dificuldades para se manterem em suas posições. E não é por fazerem as coisas erradas – mas sim por se manterem fazendo as coisas certas por um tempo longo demais.
É devastador o estrago que o mundo contemporâneo está causando à vida dos primeiros executivos de Marketing – os Chief Marketing Officers (CMOs). Os departamentos de Marketing são pressionados pela complexidade que advém de uma sucessão vertiginosa de novas mídias e múltiplas possibilidades. Estima-se que 60% dos problemas de um profissional de Marketing hoje sejam inéditos – são itens que ele não enfrentou antes na carreira e que nenhuma escola lhe ensinou a resolver. Essa taxa tende a aumentar.
O sentimento mais comum hoje entre os profissionais de Marketing é o descasamento das suas competências com as novas demandas que o mercado apresenta quase toda semana.
Na área de Marketing, cada vez mais, o conhecimento não é cumulativo. A cada três anos você precisa encerrar um ciclo e aprender novas formas de atuar. Os desafios para se manter na profissão são diários. Os riscos de capotar, também.
O profissional de Marketing não está diante de uma época de mudanças – mas sim diante de uma mudança de épocas.
Romeo Busarello, com mais de 18 anos lecionando nos cursos de MBA da ESPM e INSPER, para os melhores profissionais de Marketing do Brasil, é um observador atento das mudanças que impactam o mercado e das angústias que orbitam a mente desses executivos – inclusive porque Romeo é um deles: atua há 16 anos como CMO da Tecnisa e é um dos profissionais mais inovadores e premiados do país.
Em 120 minutos de altíssima octanagem, Romeo dividirá sua experiência e suas reflexões. Ele escrutinará inquietações, tecerá provocações, tirará você da cadeira, tirará seu fôlego – para depois discutir possíveis caminhos para a sobrevivência e o sucesso nesse mercado.
Alguns temas que serão abordados por Romeo, em sua esperadíssima e concorridíssima estreia na Academia Draft:
– O novo DNA do profissional de Marketing
– A idade da pedra não acabou por falta de pedra. E agora, José ?
– Na nossa profissão não há base científica para oficio de profeta, mas há uma enorme demanda por profecias
– As mudanças favorecem aqueles que têm a mente preparada
– Você pode estar vendo, mas não observando. A diferença é grande. Como capturar insights?
– Espiga de milho R$ 1,50 com fio dental a R$ 2,00. Muita conversinha e pouca conversão
– O mundo está efêmero. Quanto mais você agir de forma efêmera, maiores serão as suas chance de se tornar perene
– A importância da hora/bar na carreira de um profissional de Marketing
Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.