Kelly Nagaoka, da Nagaoka mídias Sociais, na Revista Lettering

Kelly Nagaoka, da Nagaoka Mídias Sociais, foi uma das entrevistadas para a matéria “Página Encontrada”, na Revista Lettering 13. A matéria de Caio Antídio abordou a importância de montar um bom site.

A agência Nagaoka foi a vencedora no Prêmio Lettering  2013, na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier.

Matéria na íntegra:

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Apesar de sempre despertar polêmica devido aos exageros e à chamada poluição visual, a publicidade ao ao livre continua fazendo sucesso por aí: em um ano, os investimentos no setor cresceram 11,51%

Kelly Nagaoka, da Nagaoka mídias Sociais, na Revista Lettering 9Não é novidade para ninguém que atentar-se às tendências e as necessidades do mercado é tarefa fundamental para se destacar em meio à concorrência, correto? Seguindo esse raciocínio, empresas de todos os portes e dos mais variados segmentos investem em sites na internet e, muitas delas, consideram que a missão esteja cumprida.

Mas esse é só o começo. Ter uma página na web, saber trabalhar a comunicação com seu público-alvo e estampar a primeira página de busca do Google vai muito além do que se imagina.

Um site na internet é considerado o cartão de visitas de uma empresa. E, mais do que ser bonito, ele deve ser eficiente, o que exige muita estratégia e, muitas vezes, de um batalhão de profissionais por trás.

Montar uma página na web exige não somente tempo, mas, também, planejamento, e ele é o pontapé inicial para a empresa que está se iniciando no mundo digital.

BONS NEGÓCIOS, BOAS ESTRATÉGIAS

Procurar uma agência para dar início aos trabalhos é essencial, mas escolher uma agência especializada para cuidar da gestão e do planejamento de comunicação de uma organização não é tarefa fácil. Um olhar atento para a agência que se deseja contratar, informar-se sobre os métodos e formas de atuação da agência é um bom começo.

Para Gustavo Cabral, da agência Deze7 Publicidade e Marketing de Taubaté, o papel da agência é gerenciar e oferecer suporte à organização, tanto para problemas técnicos, mas também para agir de forma estratégica, promovendo a organização no mundo digital. “Muitas empresas enxergam a real importância das agências no oferecimento de suporte estratégico e tático. Mais do que commodities, as organizações buscam criatividade e resolução de problemas e um forte retorno sobre o investimento em Comunicação”, salienta o diretor de arte.

Cada projeto tem uma dimensão e um objetivo. Por isso, contratar uma boa agência digital e pensar juntos quais são as principais metas, entender se o que o cliente quer é realmente aquilo de que ele precisa, pensar em casos de uso, criar fluxos, desenhar telas de wireframe e validá-las com o cliente são alguns dos primeiros passos. Esse é o momento de errar, porque, se se errar mais para frente, o custo pode ser muito alto.

FISGANDO O CONSUMIDOR

No queisto planejamento, deve-se levar em consideração ainda alguns aspectos, como design, arquitetura de informações e usabilidade. Não existe nada mais chato paro o usuário que acessa um site do que digitar uma palavra ou termo na busca e não encontrar a informação desejada.

Para o arquiteto da informação da F5 Web Design e Tecnologia, de São Paulo, André Vieira, boas estratégias devem ser utilizadas para que o usuário não feche a página. “Um tempo não muito longo de resposta já é suficiente para uma pessoa se irritar com a página e desistir de usá-la”, afirma.

Investir em um bom sistema de busca é essencial para prender e agradar o usuário e para gerar lucros ao cliente. E, falando de busca, quem é que não sonha em estar nas primeiras páginas dos sites buscadores, como o Google, o Yahoo ou o Bing?

Para que isso aconteça, é necessário pensar no SEO (ou Search Engine Optimization), elemento muito importante, que auxilia na indexação e leitura dos diversos buscadores, além de otimizar e fazer com que a página seja encontrada por quem a procura. “O SEO é um mecanismo que a médio e longo prazo posiciona as páginas do site, segundo o uso das key- words”, explica o diretor de criação da Agência Deze7 de Taubaté, Gustavo Cabral. Outro erro muito comum é não fornecer uma descrição clara do seu produto ou serviço. Não deixe seus visitantes no escuro. Se você tem um negócio local, certifique-se que todo mundo saiba disso: inclua sua localização, endereço e um mapa. E esta é também uma ótima maneira de melhorar o SEO do seu website, completa.

QUASE LÁ…

Tudo bem, sem problemas: o usuário chegou ao site, ou quase isso. Alguns afirmam que não, mas a aparência realmente pesa nas escolhas que fazemos diariamente. Quantas vezes não fechamos uma página ou desistimos de realizar uma compra on-line por conta da aparência do site, não é mesmo? Todo mundo já passou por isso.

O layout de um website é fundamental e é ele que vai colaborar para o bom aproveitamento do usuário dentro da página. Mas André faz um alerta aos cliques do usuário. Um tempo não muito longo de resposta já é suficiente para uma pessoa se irritar com a página e desistir de usá-la. “Antes de pensar em investir pesado no layout, é preciso lembrar que há todo um trabalho de user experience (UX), que parece invisível ao usuário, mas que é o que fará esse design funcionar ou não”, explica o arquiteto da informação.

A UX está relacionada com as respostas que serão tidas pelo indivíduo em relação a determinado produto, sistema ou serviço, além de saber conciliar a satisfação do cliente x público-alvo antes da utilização, durante a utilização e depois da utilização. Outro problema enfrentado por aqueles que vão iniciar um trabalho com site é não ter um sistema para edição do conteúdo.

Os editores de conteúdo facilitam e permitem que o cliente possa criar, editar e organizar suas publicações diárias ou mensais de forma objetiva. Todo usuário que acessa uma página na web vai em busca de alguma informação e, por essa razão, é fundamental pensar a linguagem do texto e como essa informação poderá ser encontrada. Existem diversos sites bagunçados por aí e o usuário nada mais quer do que agilidade de informação.

Já sobre a linguagem do texto, André acredita que menos muitas vezes é mais. “Deve-se cortar informações desnecessárias, evitar parágrafos longos, e usar palavras e frases curtas, fáceis de entender, numa linguagem objetiva. Muita informação polui e pode afugentar o usuário”, garante.

Outro aspecto que passa despercebido na elaboração de páginas para a internet é a questão da resolução. É fundamental certificar-se de que o site é projetado e compatível para abrir todas as resoluções, visto que, ainda hoje, grande parte das pessoas utiliza uma resolução 1024×768 para o trabalho.

Pode parecer bobagem, mas um dos erros mais graves ao se desenvolver um site é colocar na página uma música de fundo. Gustavo acredita que quem deseja escutar música já esteja fazendo isso antes mesmo de acessar uma página, então não há porque incomodar seu visitante. “Se você está realmente convencido de que deve receber os seus visitantes com música, certifique-se de ter pelo menos um botão ‘mute’”, brinca.

NA PALMAS DAS MÃOS

O uso da internet em smartphone e em plataformas mobiles é realidade faz tempo no Brasil e é uma tendência que cresce cada vez mais. De acordo com Kelly Nagaoka, jornalista, editora e proprietária do Nagaoka Mídias Sociais, o acesso restrito à plataforma móvel é um dos principais erros ao seu montar uma página na web.

“É muito frustrante aquele momento em que se está fazendo a pesquisa, seja no celular ou no tablet, e o site não abre. Muitas vezes, deparo-me com sites de grandes empresas em que o sistema operacional não funciona em todas as plataformas”.

Se o site é de consulta de informação, ou venda de algum produto, a melhor alternativa é oferecer um aplicativo próprio para o celular. Caso não seja isso, um site bem elaborado e atual deve ser construído pensando-se a responsive web design, ferramenta utilizada para oferecer melhor otimização em visualização de páginas em diferentes plataformas móveis.

NA MIRA DAS REDES

Não menos importante, as redes sociais são, hoje, os principais veículos de comunicação imediata com os consumidores. Em um mundo virtual em que tudo praticamente está integrado e se pode compartilhar de tudo, algumas empresas e clientes conseguem ter boa influência sobre os usuários, outras nem tanto. “O principal equívoco é gerar conteúdos que não tem a ver com a empresa ou publicar inúmeros posts por dia, fazendo com que os fãs e seguidores passem a te enxergar como spam”, afirma Kelly. Para Jéssica Calixto, social media na Deze7 Publicidade e Marketing, estar presente nas redes sociais significa ser útil de alguma maneira para aqueles que estão conectados a sua empresa. “Não fique postando somente informações sobre a sua loja e produtos. Vá além, dê dicas relacionadas ao seu ramo de atuação, fale de assuntos que você domina, cause curiosidade, pergunte a opinião do seu cliente”, explica. Mas, e se o público não falar com você? “Parabéns, você está gerando engajamento”, completa.

TEXTO: Caio Antidio

FOTO: Danilo C. Monteiro

– Matéria da Revista Lettering: “Página Encontrada”
– Site de Lineu Bravo Luthier
– Nagaoka Mídias Sociais no Prêmio Lettering 2013