Foi-se o tempo que os homens não tinham opções para se inspirarem no mercado da moda. Dicas de blogueiras e tendências das passarelas sempre foram taxadas como coisas de “mulherzinha”. Mas, o cenário mudou, e hoje, o que vemos é um boom de blogueiros envolvidos com a moda, lançando tendências e criando estilo próprio, preenchendo a lacuna do mercado e criando conteúdo para o público masculino.
Nesse cenário, quem ganhou destaque foi o personal stylist João Freire. Referência de estilo, o jovem de 24 anos, formado em relações internacionais, pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), conheceu há alguns anos a consultoria de imagem e estilo e encontrou ali um motivo para trabalhar com a moda, comportamento e tendências masculinas. Em busca de orientação, se especializou em New York, no Fashion Institute of Technology e ainda na América desenvolveu consultoria na Sak´s Fifth Avenue, uma das mais conceituadas lojas de departamento dos Estados Unidos. Confira a entrevista de João Freire à Felicce:
Felicce: Há algum tempo, a masculinidade dos homens era questionada quando se tratava de moda. Hoje, o que vemos é o crescimento do mercado voltado ao público masculino, seja ele na área de vestuário, estética ou acessórios. Acredita que os homens se tornaram mais vaidosos por imposição da mídia ou é só vontade de se cuidar mais?
João Freire: Acredito que a mídia ajudou bastante os homens a se sentirem mais confortáveis em se preocupar com a imagem e estilo, desconstruindo o preconceito que ainda é bastante presente no Brasil – o homem brasileiro é muito conversador, embora seja antenado e preocupado com seu corpo. Mas, no geral, acredito que os homens, atualmente, gostam de se cuidar por si mesmos – com o passar do tempo, vejo uma evolução e uma preocupação de querer estar bem, informado e adequado.
Felicce: Qual a atual relação entre os homens e a moda? O que mais eles gostam de vestir?
João Freire: Por mais vaidoso, informado e antenado que um homem seja, o que nós gostamos mesmo é praticidade na hora de nos vestir. O homem atual gosta e busca informação sobre moda, estética, comportamento – mas só segue e acompanha o que é pratico e fácil de aplicar. E sou totalmente adepto dessa linha de raciocínio, a moda masculina deve ser simples e objetiva – os detalhes transformam e diferenciam um dos outros, sem grandes invenções e/ou exageros.
Felicce: Você é um blogueiro bem conhecido no mercado, cria tendências e influência muitos homens. Além dos looks, e peças no guarda-roupas, muitos têm se rendido a compra de acessórios, como anéis, pulseiras e colares. Acredita que as marcas devem investir nesse segmento? No caso da Felicce, uma coleção masculina será lançada em breve. O que podemos esperar? Qual o perfil do homem contemporâneo?
João Freire: Como mencionei acima, pequenos detalhes fazem a diferença no outfit masculino, apostar em acessórios é um dos caminhos mais corretos a seguir. Os homens cada vez mais querem estar modernos e originais – acessórios que transmitam essa mensagem são a aposta certa. O homem busca acessórios masculinos, práticos e com qualidade – características presentes em todas as coleções da Felicce.
Felicce: Quais blogueiros e profissionais que mais admira no mundo da moda e joia?
João Freire: Blogueiros que gosto bastante: Adam Galla (@iamgalla) e Pelayo (@princepelayo). E profissionais que admiro: Karl Largerfeld, Oskar Metsavaht e YSL.
Raio-X
Nome: João Freire
Idade: 24 anos
Profissão: Consultor de Moda
Grife favorita: H&M
Peça Felicce que mais gosta: Pulseira de olho grego
O que mais gosta de vestir: Sapatos
Perfume preferido: Infusion D’Iris – Prada
Viagem inesquecível: Japão & Oriente Médio
Cores favoritas: Preto, branco e azul
– Facebook da Nagaoka Mídias Sociais
Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.