Conheça o Tabuleiro da Vida e a inspiradora trajetória profissional da terapeuta Cleia Leimüller, que vive na Áustria
A terapeuta brasileira Cleia Leimüller, que atualmente mora na Áustria, é a criadora de um método inovador chamado Tabuleiro da Vida, um curso online com aproximadamente 150 horas, fundamentada em uma matriz matemática, que tem como base: Teoria da Constelação, Core Energetics, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Neurociência e Teoria da Bioenergética. O curso se destina à formação de terapeutas e acrescenta valor ao trabalho de profissionais que já atuam com o Desenvolvimento Humano, especialmente os que desejam se atualizar e adquirir experiência para trabalharem com Terapias Integrativas.
Ao concluir o curso, o aluno recebe um certificado em formato digital, com registro na Biblioteca Nacional do Brasil e com o Selo de Qualificação em Human Energetik (Áustria) e terá a oportunidade de aumentar o seu leque de conhecimentos acerca das teorias e técnicas que poderá empregar em seus atendimentos, o que o levará a obter resultados mais eficazes e assertivos, especialmente no campo das doenças psicossomáticas.
O curso de Consciência Human Energetik – Tabuleiro da Vida
O curso de formação terapêutica, criado e ministrado por Cleia Leimüller e que em 15 de outubro de 2020 vai para sua quinta edição, tem como objetivo geral preparar o profissional terapêutico para que, antes de iniciar suas atividades laborais, amplie conscientemente seus conhecimentos a respeito de si mesmo. Cleia explica a importância do mergulho em sua essência: “Autoconhecendo-se e libertando-se de todas as prisões emocionais possíveis, o terapeuta estará pleno em sua capacidade para levar alívio e ressignificação para as dores de seus clientes”. O curso, portanto, busca estimular o aprendiz a se autoconhecer, autoconscientizar e autorresponsabilizar.
Cleia explica que o Tabuleiro envolve leitura corporal e comportamental, que podem ser entendidas como avaliações minuciosas da distribuição ou acúmulo energético no corpo de uma pessoa (considerando suas nuances, sensações, padrão de comportamento, histórico familiar e expressão corporal) e também autoconhecimento: “O Tabuleiro da Vida considera que a pessoa é um sistema integral, corpo-mente-espírito e que tudo na vida pode ser matematizado de forma favorável e compreensível”, relata Cleia.
Quem já fez o curso e quem pode fazer
Aproximadamente, 110 pessoas já fizeram o curso, que vai para a sua quinta edição.
Alguns dos profissionais que participaram foram terapeutas holísticos de diversas modalidades, psicólogas, psicopedagogos, assistente sociais, nutricionistas, educadores físicos, juristas, consteladores, sexólogos, coaches e fisioterapeutas.
O curso pode ser feito por qualquer pessoa que trabalhe com pessoas ou deseje fazê-lo, bem como pessoas que buscam autoconhecimento.
Tabuleiro da Vida e o processo de autoconhecimento
Cleia considera que uma das funções do terapeuta é auxiliar seus clientes a se autodescobrirem, autoconhecerem e auto reconhecerem, conduzindo-os em uma trilha de forma consciente e ampla, visando o crescimento e o amadurecimento pessoal e espiritual.
Ela explica de forma metafórica o processo do autoconhecimento: “Linha de partida, visando entender as emoções básicas que permeiam a mente humana, como a tristeza, raiva, alegria, repulsa e medo. A primeira parada desta trilha é aceitar os fatos e emoções, estabelecendo um diálogo consigo mesmo, principalmente, isento de culpa e julgamentos. Segue em rumo à ressignificação, criando vínculos com ternura, aconchego e acolhimento, colocando como canal de apoio e proteção para o outro (cliente) e suas mazelas. Seguimos ao encontro da gratidão, onde o sentimento de negação, raiva, o desejo de combate e defesa não têm mais força. Chegando na linha final, encontramos a palavra alegria. Neste momento, o lúdico e o lado prazeroso da vida tomam conta. A empatia passa a ser veste da pessoa, tendo como acessórios a solidariedade, a lealdade, o respeito por si mesmo, a negociação, a cooperação e o respeito à diversidade. Assim, todas as emoções em um ser completamente harmônico e consciente passam a existir”.
Como foi o processo de criação da ferramenta Tabuleiro da Vida
A ferramenta Tabuleiro da Vida surgiu para Cleia Leimüller como forma de uma inspiração/revelação, após 21 dias de insônia. Ela relembra a dificuldade do período: “Estava muito triste e entrei em um estado de vigília, que não conseguia pegar no sono. Para compensar aquilo que eu estava passando, me entreguei totalmente, fazendo atendimentos gratuitos. No vigésimo primeiro dia, às 6 horas da manhã, na Áustria, como um flash, a ferramenta se revelou pra mim”.
A ideia do curso surgiu logo após muitos treinos e feedbacks realizados pelo Zoom – um grupo de mulheres a convidou para ensinar sua forma de leitura corporal. Alguns obstáculos, rejeições e críticas devido a sua forma de explicar e interpretar as coisas, mas Cleia não se abalou: “Percebi que estava no caminho certo, lembrando que as grandes peças passaram por longos e contínuos processos de críticas e, por isso, continuam em cartaz. Não é e nem foi fácil”.
Ela continuou, e atualmente já soma quatro classes que se formaram pelo método Tabuleiro da Vida.
A terapeuta revela que tenta trazer sua experiência prática para sala de aula: “Eu busco obedecer ao ritmo, transformando a prática dos meus atendimentos em teoria. Eu consigo isso por meio de narrativas. Isso é fantástico e me faz muito feliz. Isso me inspira muito, tanto para o processo de cura para os alunos quanto para o processo de formação terapêutica e aprimoramento deles”.
A história profissional da terapeuta Cleia Leimüller
A renomada terapeuta Cleia Leimüller descobriu ainda criança seu talento na área, trabalhando como assistente de parteira: “Eu era ainda criança quando minha intuição e rebeldia se manifestaram simultaneamente. Eu estava, aproximadamente, com sete anos de idade quando minha mãe (D. Linda) iniciou o trabalho como parteira juntamente com a D. Helena. Nesse momento, eu assumo a casa e o trabalho de assistir minha mãe, levando recados ou ajudas materiais para as comadres que ela assistiu. Lembro-me de empacotar gazes e cordões (utilizados para amarrar cordão umbilical dos bebês)”. Cleia lembra que a mãe, por conta do trabalho, ficava ausente na maior parte do tempo: “Eu tive que dividir minha mãe com ‘Deus e o mundo’. Isso doeu muito. Até certo tempo, acreditei ter sido uma pessoa egoísta. Hoje, vejo que não”.
A terapeuta se considera uma pessoa privilegiada por ter tido uma mãe parteira que a ensinou muito, especialmente em relação ao cuidado com a dor alheia e a escuta. Sobre a mãe, ela diz: “Minha mãe foi minha primeira mestre. Eu tenho o maior orgulho dela. Devo muito do meu sucesso como terapeuta a ela”. Outras mestras que também marcaram a vida de Cleia foram suas avós, Angélica e Júlia: “Elas me ensinaram muito, contando histórias de todo tipo. Minha vó Roxa me ensinou a fazer leituras do ambiente e de situações da vida em geral. Ela me ensinou a ver grandiosidade e valor em qualquer situação. Foi muito bom e gratificante crescer ao lado delas”.
Terapias holísticas e integrativas
Depois da morte do pai, Cleia começou a buscar uma forma de amenizar sua dor através da busca pelo autoconhecimento: “Paizinho era tudo para mim. Ele me entendia e, tudo que eu fazia pra ele, estava bom. Ele foi minha brisa suave. Imagine, alguém perder isso!”.
Ela conta que foram dois anos de sofrimento: “Um vazio interior enorme me acometeu. Por ter um sorriso bonito e ser brincalhona, as pessoas não percebiam minha infelicidade.” Nessa época, buscou ajuda em grupos de igreja, centros espíritas e tratamentos psicológicos e terapêuticos.
Tempos depois, ela conheceu o Reiki, uma técnica japonesa que lhe deu força, autoconhecimento e autonomia para se posicionar como terapeuta: “Reiki é minha terapia preferida, amo receber e fazer o Reiki em alguém. Quando conheci a Teoria da Bioenergética, foi muito fácil a compreensão, pois eu já conhecia e trabalhava com muito amor e alegria com a técnica do Reiki há muito tempo”, conta Cleia.
Autores importantes na formação de Cleia Leimüller
Cleia Leimüller é licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia e Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Católica de Santa Catarina. Para a formação de Cleia no Aperfeiçoamento em Consciência-Human Energetik, ela considera que os principais autores foram: Freud, Reich, Lowen, Pierrakos, Brennan, Maslow, Bert Hellinger, Stein, De’Carli, Barbosa Junior, Wauters, Jung. Esses autores contemplam as Teorias da Constelação Sistêmica, Reiki, Bioenergética, Psicoterapia, Psicologia Humanista e Psicanálise.
Atendimento Online
A terapeuta atende seus clientes utilizando a plataforma Zoom ou por vídeo chamada. Ela explica como funcionam as sessões: “Eu converso com o cliente, exploro a Leitura Corporal e Comportamental para chegar na origem da dor, trauma ou transtorno emocional vivenciado. É um processo realizado em sessões, que envolvem desde o levantamento de questões, emprego de técnicas – especialmente o método do Tabuleiro da Vida (método de Leitura Corporal e Comportamental) – até a ressignificação da dor ou trauma por meio da dinâmica de cura interior, apoiada na teoria da Constelação Sistêmica, Cultura Xamânica e Africana.”
As principais curas presenciadas em 11 anos como terapeuta
Segundo Cleia, a palavra cura, sob uma perspectiva de um terapeuta holístico ou integrativo, consiste em ressignificar uma dor emocional, principalmente. Cura é atribuir um novo significado a algo ou fato ocorrido. Ou seja, é dar um sentido diferente a um acontecimento. Para isso, requer tempo, paciência, acolhimento e amor no ato terapêutico.
– Primeiro caso
“Foi uma jovem que toma a energia da ancestralidade, mesmo desconhecendo seus pais biológicos. A partir de então, ela passa a ter um relacionamento mais amigável com sua mãe adotiva, torna-se mais forte e mais adulta. Resolve olhar sua história com mais amor e a dor do não-pertencimento deixou de existir. Ela hoje, é uma excelente terapeuta e fez formação com o Tabuleiro da Vida.”
– Segundo caso
“Foi de uma cliente me procurou porque ela gostaria de encontrar uma resposta plausível que a fizesse compreender a razão da sua mãe ter permitido que ela ficasse anos trancada (praticamente toda adolescência) em um bordel. Quando ela me esboçou essa dor e mágoa tão grande, confesso que estremeci. Respirei, fechei meus olhos, mentalizei em minha mãe perguntando se fosse ela em meu lugar, o que faria. A intuição veio de imediato: “chore junto com ela, seja humana e tenha todo tato para conversar com essa pessoa. Reconheça, Cleinha, que diante do milagre da vida, temos que reverenciar, pois isso é Deus em sua plenitude e manifestação”.
Ali, se encontrava uma forma magnífica e Divina. Pedi inspiração do alto e reconheci que aquela senhora, aos seus 68 anos, era um grande presente pra mim. Ela me procurou porque gostaria de ressignificar uma dor tão profunda da sua alma… Ela não estava desesperada, revoltada e, muito menos, desejosa por vingança. Apenas, desejosa por uma resposta plausível que lhe libertasse de uma dor tão profunda. Essa mulher estava me ensinando algo tão grandioso. Eu me senti tão pequena diante daquela alma. No quarto encontro, quando mergulhamos juntas no processo de cura interior, ela visualiza sua mãe sendo abusada aos 13 anos de idade por quatro adultos ao mesmo tempo. Ela ouve também palavras destes agressores, ofendendo sua avó materna por ter levado uma vida em um cabaré. A partir desse momento, ela entendeu que estava honrando o sistema familiar e que sua avó materna foi excluída pelo mesmo. Sua mãe tinha sido criada por sua bisavó. Ela reconheceu que, diante do que sua mãe vivenciou em seu leito familiar, ela em seu lugar, não teria feito diferente, nem tampouco, melhor. Ou seja, ela compreendeu que sua mãe era psicologicamente doente.”
– Terceiro caso
“Trabalhei com Reiki e Bioenergia. Trata-se de uma mulher que se encontrava em crise no casamento. Ela estava depressiva porque há mais de seis anos tentava engravidar sem sucesso. Ela chorava constantemente. Estava cansada das cobranças sociais, sentia-se impotente e sem esperanças. Começamos o trabalho espiritual e depois de dois meses, aproximadamente, ela engravidou. Ela é uma mulher especial, que eu amo muito. Ela era gentil e acolhedora, aceitando com amor e respeito todo o processo de forma confiante.”
Depoimentos de alunas do curso de Consciência Human Energetik – Tabuleiro da Vida
“Cleia, querida! O Tabuleiro da Vida foi mais um passo no meu processo de desenvolvimento humano. O que deixo claro aqui é que você tem uma habilidade extraordinária de ensinar. Na minha jornada de vida, até conhecer você, eu não tinha desenvolvido coragem necessária para atender um cliente, embora tendo uma gama de certificados. O Tabuleiro me deu a sensação de segurança, me trouxe uma técnica aprimorada e consigo acertar com muito mais exatidão onde está a dor do meu cliente e isso aprendi com você. Gratidão por seu talento. Realmente sua missão é ser formadora de terapeutas.” Rosangela Nahm, Terapeuta em Constelação Sistêmica, Coach de Vida e facilitadora do método Louise Hay
“O curso Tabuleiro da Vida é completo. Já fiz outros cursos bons por aí, mas que no final fiquei com a sensação de que faltou algo fundamental, que é como ressignificar profundamente as minhas dores e aprender a fazer o mesmo pelo meu cliente.
É um curso que te ensina a olhar com verdade, com respeito e sem julgamentos para sua própria história, permitindo- lhe assim aceitar o que foi, reconhecendo e acolhendo os ensinamentos que ela te trouxe! Cleinha é o tipo de terapeuta que a minha alma desejava encontrar, pois era exatamente assim que eu sempre acreditei que deveria ser um terapeuta. Alguém que sabe acolher, escutar sem julgamentos e direcionar para a cura, e eu sabia que precisava passar por este processo primeiro. Ela foi esta pessoa que acolheu minha alma com muito amor e compreensão, e me ensinou de uma forma muito linda e com muita competência a ser uma terapeuta de excelência através deste curso incrível!” Fernanda Cunha, Pedagoga
“Querida Cleia, é com muita gratidão que escrevo esse depoimento. O curso Human Energetik desenvolvido pela Cleia é um curso completo e bem estruturado em todos os aspectos e de uma profundidade em seu conteúdo extraordinário. Esse curso foi muito além das minhas expectativas acadêmicas, profissionais e pessoais. Sou psicóloga há mais de vinte anos, tenho outras formações, mas esse curso trouxe não só conhecimento científico e tecnicamente comprovado acerca dos aspectos funcionais e estruturais da psique humana em sua totalidade, como trouxe uma transformação profunda no meu modo de ser no mundo. Hoje sou uma pessoa muito melhor, mais generosa, amorosa, respeitosa para com a minha história de vida, de meus antepassados, e de todas as pessoas com as quais convivo. Meus atendimentos ganharam uma dimensão fantástica em qualidade e resultados. Sou profundamente grata ao universo que nos conecta de maneira gloriosa às pessoas sábias. Gratidão, Cleia, por toda a sua entrega maravilhosa e generosa.” Cleuse Alves Nogueira, Psicóloga Clínica e Terapeuta
5° Curso Tabuleiro da Vida
Quando: 15/10/2020
Duração: 4 meses (encontro quinzenal)
Site: https://www.tabuleirodavida.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/cleia_leimuller
E-mail: cleianine@hotmail.com Telefones: +43 664 2211752/ +43 677 61791978
Desde 2011, a Nagaoka Mídias Sociais trabalha para fortalecer a reputação digital dos seus clientes. A Nagaoka já atendeu diversas empresas, como Grupo Shibata, Shibata Casa & Presentes, Fornarina Pizza, Dr. Luciano Fernandes – Clínica de Cirurgia Plástica, Espaço BBloc Escalada em Boulder, Iris Massas, Lineu Bravo Luthier, Moinho Restaurante, Edson Fujita – Coaching e Consultoria, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior – Ciate, Universidade Hamamatsu Gakuin, Festival Curta no Celular, Ateliê Sandra Huang, Lascivité, Yamato Music, Varejo & Cia, Bunkyo, entre outros.
A Nagaoka Mídias Sociais quer explorar todo o potencial das mídias sociais nos negócios.