O músico demonstra muita determinação em vencer em um mercado tão competitivo, como o musical

“Eu acho que cada um tem uma forma diferente de expressar seus sentimentos. Alguns preferem gritar ou socar paredes, outros preferem escrever poesias ou histórias, outros apenas se fecham em seus quartos e choram. Eu acho que escolhi a música, ou então a música me escolheu. Eu fico encantado como uma junção de simples frequências sonoras podem mexer com os sentimentos de alguém, e acho incrível poder tentar passar mensagens com minha música, para as pessoas se identificarem, e perceberem que não estão sozinhas nesse mundo maluco”. Esse é o depoimento do talentoso e jovem músico Paulo Bentes, de 16 anos, que encontrou na arte a melhor maneira de lidar com um dos maiores desafios da adolescência: o bullying. 

Questões amorosas, os erros e acertos dessa idade e o lado humano de ser são alguns dos temas que Paulo Bentes usa para se inspirar. Segundo ele, adolescentes veem o mundo de forma diferente. “Não quero me personificar nas músicas como os adolescentes ‘padrões’ e ‘perfeitos” que muitos consideram”.

Nascido em São Paulo, desde pequeno gostava de cantar Beatles e Elis Regina, artistas que seus pais costumavam ouvir. Como sempre foi um menino tímido, não pensava na música como uma carreira. 

Teatro para perder a timidez
Em 2010, os pais o matricularam na companhia de teatro, a Oficina dos Menestréis, com o objetivo de fazê-lo perder a timidez. “Fui criando fortes laços lá e sentindo amor por atuar”, relata Paulo. 

Levar a arte para o lado profissional o ajudou a superar as situações negativas: “A vida inteira fui um garoto excluído, sofria bullying. Ter encontrado a arte, não só me trouxe amizades que gostassem de mim, como eu sou, como também me fez perceber que a música pode deixar tudo mais leve e mais positivo”.

Performance do musical ”Ever Legend”, tributo ao Michael Jackson, no Teatro Gamaro, em SP

Apresentação do musical ”O Rei do Show” realizado por Allégresse Morumbi, no Teatro Shopping Morumbi

Apresentação do musical ”Walt Dreams” realizado pela Millennium Dance Complex Brazil que conta a jornada do grande Walt Disney

Destaque: inglês e instrumentos musicais
Outros talentos do jovem também incluem falar inglês muito bem e tocar diversos instrumentos musicais. Seu aprendizado da língua inglesa deu-se por estudos em escola especializada, assistir filmes legendados, a ajuda de sua madrasta, ouvir músicas americanas e ler a letra depois, e conversar com outros jovens americanos. Ele também toca instrumentos musicais e conta que é autodidata: “Desde pequeno, tocava um pouco de piano. Sempre acompanhava meu avô, Paulo, que é pianista e dono da Pousada da Joaninha, em Cunha, interior de São Paulo. A partir de 2016, decidi me aperfeiçoar nesses instrumentos: piano, violão, guitarra e ukulele. Não fiz aulas, a não ser algumas aulas sobre leitura de partitura. Aprendi a tocar pela internet e por ouvido.” 

Alguns artistas consagrados que inspiram Paulo Bentes são: Shawn Mendes, Ed Sheeran, LAUV, One Direction, Maroon 5, Phil Collins, Queen e Beatles. 

Além de investir em sua carreira musical, ele também pretende prestar vestibular para o curso de Design.

Projetos originais a caminho
O projeto com data de lançamento mais próxima é sua música autoral chamada ”Who I Meant To Be” (Quem eu Quero Ser), produzida pela JOI, produtora conhecida por compor e produzir o CD “Ciclo Sem Fim”, e lançar de forma independente, além de ter feito muito sucesso e, em 2010, ter seu clipe entre os mais vistos no site da MTV e no Myspace.  

Paulo explica a temática da canção “Who I Meant To Be”: “A música fala sobre como a adolescência é uma jornada maluca, mas nunca devemos deixar de ser quem somos. Foi minha primeira experiência de estúdio, e foi incrível aprender sobre direitos autorais, gravação, mixagem”, conta. 

O lançamento está marcado para o dia 22 de maio, em todas as plataformas de Streaming: Spotify, Apple Music, Deezer, Google Play, e YouTube.

https://www.instagram.com/p/CAEPuX1A1iR/?igshid=1aswyc7zc8crx&fbclid=IwAR2a3e_5E_QUrozAIl811aPnaAFsbJHrkV80JEJaPAHxy0XiWBLNFiTHm44


Ele também está trabalhando na gravação de outra música autoral chamada  “Make It Right” (Faça Certo), com Tchelo Cuevas e, devido à pandemia, as gravações foram pausadas. O parceiro nesta canção, o cantor e compositor Tchelo, construiu uma trajetória musical aos 25 anos, com a gravadora Indies Records, alcançando visibilidade nacional e participando de programas de TV como Jô Soares e Domingo Legal. A música tem previsão de ser lançada ainda no segundo semestre deste ano. “Essa é uma música de amor, sobre um amor não correspondido”, revela o jovem músico Paulo Bentes. 

Outro projeto que participa chama-se Hannah, em parceria com sua amiga Manuella Della Mônica. A dupla gravou quatro músicas originais de Tchelo Cuevas, o produtor que os acompanhou durante todo o processo, juntamente com Monica Cintra, diretora da revista Show Gospel. Também gravaram dois clipes e, atualmente, estão preparando-se para os respectivos lançamentos, que ainda não possuem data definida. 

Gravação de voz do projeto Hannah, com Manuella Della Mônica, com lançamentos em breve nas plataformas digitais

Mesmo com seis músicas em espera para lançamento, o cantor não parou de escrever e promete mais novidades para o ano que vem.

Videoclipe de Fabio Mendonça, da Zimbafilmes

Mais curiosidades de Paulo Bentes
Sonho: Digitar nome no Spotify e aparecer materiais meus. 

Faculdade: Quero entrar em uma das faculdades de música mais conceituadas do mundo, a Berklee College Of Music, e me mudar para Los Angeles.

Composições: Todas as inspirações para minhas composições são pautadas em problemas da adolescência.

Informações