Estamos na era da crise nas redes sociais. Dessa vez, analisamos a gestão e gerenciamento de crises nas mídias sociais das empresas famosas envolvidas na Operação Carne Fraca. Abaixo, um trecho da matéria da Meio & Mensagem “A crise da carne e o efeito no consumo”.

Ao todo, foram mais de mil policiais que fizeram buscas e apreensão em seis estados e em vinte e duas empresas. Dentre elas, as maiores e com maior presença na mídia BRF (proprietária das marcas Sadia e Perdigão) e da JBS (dona das marcas Friboi, Seara e Swift).

IMPORTÂNCIA DO COMUNICADO OFICIAL NAS REDES SOCIAIS
Conferimos o Facebook das empresas famosas envolvidas (BRF, Sadia, JBS, Swift,Friboi, Seara e Perdigão), em 26 de março:

  • BRF, Sadia, JBS e Swift publicaram um comunicado oficial em suas fanpages.
  • O curioso é que o último post da Friboi foi há mais de 1 ano e 3 meses, em 21/12/2015.
  • Seara, com seu último post em 14/12/2016, e Perdigão, em 09/03/2017, não publicaram comunicado oficial.
  • Friboi, Seara e Perdigão optaram por não publicar o comunicado oficial, porém respondem as críticas e xingamentos.

 

Saiba mais:

Facebook da BRF
Post em 19/03, às 20h02

Facebook da Sadia
Post em 19/03, às 19h54

Facebook da Perdigão
Post em 09/03, às 16h01

Facebook da JBS
Post em 17/03, às 22h25

 

Facebook da Friboi
Último post em 21/12/2015

Facebook da Seara
Último post em 14/12/16

Facebook da Swift
Post dia 23/03, às 15h08

Ataque e defesa
Existem os grandes defensores das marcas nas redes sociais, o clientes fieis. E, no caso abaixo, a Sadia reconhece o esforço da fã Maria Dolente Paiva, que defende a empresa até o fim.

Veja como a Perdigão responde a comentários de decepção e sarcasmo:

Após uma busca extensa, não encontramos nenhuma resposta da Seara para críticas sobre a Operação Carne Fraca. Porém, sobre outras críticas, há uma resposta padrão.

COMO ESTÃO OS SITES DAS EMPRESAS?

As seguintes empresas destacaram o comunicado oficial em seus sites: BRF, Sadia, Seara, Friboi e JBS. Já Perdigão e Swift não publicaram links para abordar o assunto (última pesquisa em 28/03).

Site da BRF

Site da Sadia

 

Site da Perdigão

Site da Seara

Site da Friboi

Site da JBS

Site da Swift

GOOGLE ADWORDS
Veja quem apostou nas estratégias de links patrocinados. Abaixo, fizemos as pesquisas no Google, nos dia 28 e 29 de março.

INJUSTIÇA?
Paulo Silvestre, jornalista e sétimo brasileiro mais influente do LinkedIn, escreveu o artigo “Se a carne é fraca, as redes sociais são fortes e a imprensa é mole”, e destaca se há erros na divulgação da Operação Carne Fraca, como no caso da famosa Escola Base, onde os donos foram acusados por mães de alunos de abusar de crianças. No final, provou que as fissuras dos pequenos eram causadas apenas por diarreia. Um holofote totalmente injusto e mal divulgado da imprensa, que ocasionou nas reputações destruídas dos donos da escola.

Comunicado oficial na íntegra da BRF

Em virtude do noticiário acerca da chamada Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, a BRF vem a público esclarecer alguns fatos importantes:

1. INTERDIÇÃO DA FÁBRICA DE MINEIROS (GO).

A fábrica da BRF localizada em Mineiros, Goiás, foi construída em 2006, produz carne de frango e de peru e responde por menos de 5% da produção total da BRF. Seus produtos são destinados a exportações e mercado interno. A planta está habilitada para exportar para os mais exigentes mercados do mundo, como Canadá, União Europeia, Rússia e Japão, seguindo as diferentes normas estipuladas por esses países.

A fábrica possui três certificações internacionais que estão entre as mais importantes do mundo: BRC (Global Standard for Food Safety), IFS (International Food Standard) e ALO Free (Agricultural Labeling Ordinance). A última auditoria pela qual a fábrica passou foi realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (“MAPA”) e ocorreu em fevereiro de 2017, tendo sido considerada apta a manter suas operações em todos os critérios.

Apesar de o juiz que atua na Operação ter considerado desnecessário o fechamento da unidade, esta foi interditada, de forma preventiva e temporária, pelo MAPA. A medida deve durar até que a BRF possa prestar as informações que atestem a segurança e a qualidade dos produtos produzidos, o que deve acontecer em breve, uma vez que a Companhia tem confiança em seus processos e padrões, que estão entre os mais rigorosos do mundo.

2. PRESENÇA DE SALMONELLA NOS PRODUTOS.

Sobre esse tema, é preciso esclarecer certos fatos importantes para o melhor entendimento da questão. Existem cerca de 2.600 tipos de Salmonella, bactéria comum em produtos alimentícios de origem animal ou vegetal. Todos os tipos são facilmente eliminados com o cozimento adequado dos alimentos.

Em relação ao caso da Itália divulgado na mídia, é importante esclarecer que a BRF não incorreu em qualquer irregularidade. O contexto verdadeiro está descrito a seguir: em 2011, a União Europeia definiu um novo regulamento (CE 1086/2011) para o controle de Salmonella em carne de aves produzidas localmente ou importadas. Segundo este regulamento, produtos in natura não podem conter dois tipos de Salmonella: SE e ST (Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium). Não obstante, o tipo de Salmonella encontrado em alguns lotes de quatro contêineres da BRF enviados à Itália não é qualquer dos dois mencionados acima e é tolerado pela legislação europeia para carnes in natura.

Diante do exposto, a BRF reitera que todas as medidas tomadas pela Companhia e seus técnicos estão plenamente de acordo com os mais elevados níveis de governança e compliance e de forma nenhuma ferem qualquer preceito ético ou legal do Brasil e dos países para os quais a BRF exporta seus produtos.

3. USO DE PAPELÃO.

Não há papelão algum nos produtos da BRF. Houve um grande mal-entendido na interpretação do áudio capturado pela Polícia Federal. O funcionário em questão estava se referindo às embalagens do produto e não ao seu conteúdo. Quando este diz “dentro do CMS”, está se referindo à área onde o CMS é armazenado. Isso fica ainda mais claro quando ele diz que vai ver se consegue “colocar EM papelão”, ou seja, embalar o produto EM papelão, pois esse produto é normalmente embalado em plástico. Na frase seguinte, ele deixa claro que, caso não obtenha a aprovação para a mudança de embalagem, terá de condenar o produto, ou seja, descartá-lo.

4. ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO.

A BRF não compactua com práticas ilícitas e refuta categoricamente qualquer insinuação em contrário. Ao ser informada da Operação, a Companhia tomou imediatamente as medidas necessárias para a apuração dos fatos. Essa apuração será realizada de maneira independente e caso seja verificado qualquer ato incompatível com a legislação e regulamentação vigentes, a Companhia tomará as medidas cabíveis e com o rigor necessário. A BRF não tolera qualquer desvio de seu manual da transparência e da legislação e regulamentação brasileiras e dos países em que atua.

5. NOTÍCIAS SOBRE “CARNE PODRE”.

A BRF nunca comercializou carne podre e nem nunca foi acusada disso. As menções a produtos fora de especificação, no âmbito da Operação, dizem respeito a outras empresas, como pode ser comprovado no material divulgado pela Polícia Federal. A BRF lamenta que parte da imprensa tenha inserido o seu nome de maneira equivocada em reportagens que tratam desse assunto, confundindo os consumidores e a sociedade.

CONCLUSÃO.

Em virtude do exposto acima, a BRF vem a público manifestar seu apoio à fiscalização do setor e ao direito de informação da sociedade com base em fatos, sem generalizações que podem prejudicar a reputação de empresas idôneas e gerar alarme desnecessário na população.

São Paulo, 20 de março de 2017

Sobre a BRF

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 105 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém 54 fábricas em sete países (Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido e Tailândia).

Comunicado na íntegra no site da Friboi

QUALIDADE É A MAIOR PRIORIDADE DA JBS E SUAS MARCAS

A JBS é a maior empresa de proteína no mundo, com 230 mil funcionários. Em virtude do noticiário sobre a operação da Polícia Federal nesta sexta-feira, a companhia afirma que:
I) A JBS exporta para mais de 150 países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão. É anualmente auditada por missões sanitárias internacionais e por clientes.
2) No Brasil, há 2 mil profissionais dedicados exclusivamente a garantir a qualidade dos produtos JBS. Todos os anos, 70 mil funcionários têm treinamento obrigatório nessa área.
3) No despacho da Justiça, não há menção a irregularidades sanitárias da JBS. Nenhuma fábrica da JBS foi interditada.
4) Nenhum executivo da empresa foi alvo de medidas judiciais. Um funcionário da unidade de Lapa, no Paraná, foi citado na investigação. A JBS não compactua com desvios de conduta e tomará todas as medidas cabíveis.

Por fim, a JBS reforça seu comprometimento com a qualidade de seus produtos e reitera seu compromisso histórico com o aprimoramento das práticas sanitárias.

Comunicado na íntegra da JBS

A JBS é a maior empresa de proteína no mundo, com 234 unidades, e emprega 230 mil pessoas. A companhia não tolera qualquer desvio de qualidade nos seus processos industriais. Em virtude do noticíário sobre a operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (17), a companhia afirma que:

1) As fábricas da JBS exportam para mais de 150 países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão. São anualmente auditadas por missões sanitárias internacionais e por clientes.

2) A JBS é a companhia brasileira com mais certificações BRC (British Retail Consortium), principal referência global em qualidade na produção de proteína. Entre outras certificações, a empresa segue os padrões ISO 9001, de gestão de qualidade.

3) Nos últimos dois anos, as unidades da JBS receberam 340 auditorias de qualidade e atuaram com o mesmo zelo para assegurar igual comprometimento de seus fornecedores.

4) A JBS conta, no Brasil, com mais de 2 mil profissionais dedicados exclusivamente a garantir a qualidade dos seus produtos. Por ano, cerca de 70 mil funcionários passam por treinamento obrigatório nessa área.

5) A JBS é a maior interessada no fortalecimento da inspeção sanitária no Brasil. Um sistema rigoroso de controle de qualidade dá ao setor credibilidade perante o consumidor e reforça as oportunidades e exportação.

6) No despacho da Justiça Federal que deflagrou a operação, não há qualquer menção a irregularidades sanitárias ou à qualidade dos produtos da JBS e de suas marcas.

7) Os lamentáveis casos citados na imprensa sobre produtos adulterados não envolvem nenhuma das marcas da JBS. Nenhuma planta da JBS foi interditada pelas autoridades.

8) Nenhum dirigente ou executivo da empresa, ao contrário do publicado por alguns veículos, foi alvo de medidas judiciais na operação.

9) Um funcionário da empresa na unidade de Lapa, no Paraná, foi citado na investigação. A JBS não compactua com qualquer desvio de conduta de seus funcionários e tomará todas as medidas cabíveis.

10) A companhia está à disposição das autoridades competentes, clientes e consumidores para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Por fim, a JBS reforça seu comprometimento com a segurança alimentar e com a qualidade de seus produtos e destaca seu compromisso histórico com o aprimoramento das práticas sanitárias no Brasil.

Comunicado na íntegra no site da Seara

Qualidade não é opção
É prioridade.
A Seara trabalha todos os dias para levar produtos de qualidade a famílias em mais de 750 países, incluindo a família mais importante de todas: a sua.
Nossos produtos são 100% produzidos sob lnspeção Federal e mais de 2 mil funcionários trabalham todos os dias para garantir a qualidade do que você encontra no ponto de venda.
A JBS, empresa da qual a Seara faz parte, é a líder brasileira de certificações da BRC –  referência mundial em qualidade e segurança de carnes.
Nosso compromisso é continuar cuidando incansavelmente dos produtos.
Nosso dever é colocar na mesa de sua família alimentos seguros e de qualidade. Sempre.
Na Seara você pode confiar

Outros comunicados
No site da Sadia o link vai para o site da BRF. A Perdigão e a Swift não mostram comunicado no site.

BALANÇO DA GESTÃO E GERENCIAMENTO DE CRISES NAS REDES SOCIAS

Pontos positivos:
Comunicado oficial no Facebook e site
BRF, Sadia, JBS e Swift (faltou só publicar no site) publicaram um comunicado oficial em suas fanpages.

Interação
Friboi e Perdigão optaram por não publicar o comunicado oficial, porém respondem as críticas e xingamentos sobre a Operação Carne Fraca.

Google Adwords
Aposta pela estratégia de link patrocinado para encontrarem rapidamente o comunicado oficial.

Pontos negativos:
Comunicado oficial no Facebook e site

Friboi, Seara e Perdigão optaram por não publicar o comunicado oficial no Facebook. Mas, em seus sites, Friboi e Seara divulgaram seu comunicado oficial.

Facebook sem atualização
Facebook da Friboi sem atualização na linha do tempo, desde 21/12/2015.
Último post da Seara em 14/12/2016.

Interação
Além de não publicar o comunicado oficial, a Seara foi a única que não encontramos resposta no Facebook para críticas da Operação Carne Fraca (até 28/03).

AÇÕES OFFLINE

“Das grandes marcas ao açougue, a cadeia da carne enfrenta o desafio de resgatar a confiança do consumidor e do mercado externo, abalada pela operação Carne Fraca” (Matéria de 28/03/2017  ‘Carne Fraca’ faz supermercado levar clientes para conhecer frigorífico)

Em Campo Grande, o supermercado Comper levou 30 clientes para conhecer o frigorífico Naturafrig, que abastece as 12 lojas em Campo Grande. A intenção foi mostrar para os consumidores a qualidade e as medidas de higiene. Um médico veterinário também esclareceu as dúvidas dos visitantes.

IMPRENSA E PUBLICIDADE

  • O governo de Mato Grosso do Sul divulgou publicidade nas redes sociais para enaltecer a qualidade da carne produzida no estado, um dos maiores produtores do país.
  • A BRF, das marcas Sadia e Perdigão, reforçou a quantidade de inserções publicitárias na imprensa televisiva e impressa. Já a JBS, das marcas Friboi, Seara e Swift, desenvolveu uma campanha em que reforça o compromisso com a alta qualidade e segurança alimentar em todos os produtos de suas marcas.

CRISE SEM LIMITES

Com tanta divulgação na imprensa e nas redes sociais, perdemos um pouco daquela vontade de comer carne como antes. O pior mesmo é ver mais pessoas desempregadas com frigoríficos fechados e a queda nas exportações da carne a inúmeros países. É mais uma crise enorme e de grande aprendizado na internet e na vida do brasileiro.