Recomendamos o trabalho de João José Forni, autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação”. Acompanhamos os detalhes do terrível episódio da United Airlines, em 10/04, pelo Facebook de João Forni:

“United Airlines perde US$ 1 bilhão em valor de mercado na abertura da Bolsa, pela truculência em expulsar passageiro de voo, porque precisava de lugares no avião, em Chicago. CEO chama cliente de ‘beligerante’ e elogia empregados que o arrastaram do avião. O episódio caiu como uma luva nas redes sociais, saltou para ‘trend topics’ nas primeiras horas do dia no Twitter. Existe um princípio de ‘Crisis Management’ que preconiza: as decisões que uma organização toma nos primeiros minutos após o desencadear de uma crise podem determinar definitivamente o sucesso ou o fracasso de como essa crise vai ser administrada daí pra frente. Foi aí que a United errou. Errou em tudo: na ação e na comunicação. E agora está tentando consertar. O CEO da empresa, Oscar Munoz, divulgou nesta terça-feira uma nova Nota, agora mais realista, admitindo que errou e lamentando tudo que aconteceu. Disse que vai corrigir. Pena que demorou a cair a ficha. Por mais que se esforce, o estrago já está feito e o episódio certamente será um case clássico de como não conduzir uma crise”.

Acompanhe mais detalhes da opinião de João Forni sobre a crise da United aqui.

Reputação abalada da United Airlines
Perda financeira, da reputação, tudo porque a comunicação do presidente Oscar Munoz  logo após o acontecimento foi desastrosa, além é claro da atitude em si de retirar o passageiro à força. Será que dessa vez a United Airlines conseguirá recuperar a reputação?

Experiência da jornalista de mídias sociais Kelly Nagaoka
“Fiquei emocionada ao ver o vídeo do passageiro sendo retirado à força, pois passei por uma situação parecida, em 1996. Quando voltava da China, após treinar tênis de mesa durante 2 meses, em Xangai, amassaram minha passagem e não me deixaram embarcar. Com 16 anos, foi uma das experiências mais desafiadoras da minha vida”.