Criada em 2013, a Felicce já se tornou referência no mercado e traz consigo a tradição familiar na fabricação de joias e joias folheadas de alta qualidade

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Criar uma marca e figurar no mercado de joias não é tarefa fácil. Criada em 2013, a Felicce já se tornou referência no mercado e traz consigo a tradição familiar na fabricação de joias e joias folheadas de alta qualidade. Com acessórios de design exclusivo, pedras naturais, feitas em prata de lei 925K ou folheadas a ouro 18K e prata, a Felicce se diferencia por suas peças ganharem três camadas de ouro, sendo a mais espessa do mercado e totalmente antialergênica. Todos os produtos são nickel-free e hipoalergênicos.

A marca tem como designer Felipe Grohmann, de apenas 23 anos. O queridinho dos blogueiros de plantão, Felipe vem trilhando uma carreira pautada no comprometimento e tradição. “Apesar da Felicce ser uma marca recente, atuamos no ramo com nossa fábrica há mais de duas décadas, com qualidade e inovação. Possuímos fábrica própria e uma estrutura elitizada com maquinários importados de altíssima qualidade, gerenciados por profissionais super capacitados que garantem os acabamentos impecáveis das peças”, conta. Confira a segunda parte da entrevista com Felipe Grohmann:

Nagaoka Mídias Sociais: Qual a diferença entre o mercado de bijuterias, semijoias e joias? Em qual você atua?
Felipe Grohmann:
Existe uma grande diferença entre as bijuterias, as joias folheadas (semijoias) e as joias. As bijuterias são, em sua maioria, peças de baixo valor comercial e que não garantem muita durabilidade. São adornos mais simples que não recebem nenhum tipo de camada de material nobre e, por isso, tem forte tendência à oxidação. Podem ser trabalhadas com pedras sintéticas ou naturais. Já as joias folheadas são confeccionadas de uma maneira parecida com à das joias. As joias folheadas recebem camadas de materiais nobres como ouro (amarelo, branco, rosé) ou prata. Sendo assim, existe um metal base e depois vão sendo depositadas as camadas superiores de metais preciosos. Esse processo denomina-se eletrodeposição de metais. A peça de ouro recebe camadas de ouro, mas não é produzida 100% a partir do ouro. Do ponto de vista de criação, não existem grandes diferenças entre joias e joias folheadas. Nas joias folheadas a Felicce aplica três camadas de ouro em todas as peças, sendo um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. As três camadas de ouro são: camada de ouro 24k, outra de ouro 18K e por último, ouro 22k (portanto, três camadas de ouro). A espessura da camada no Brasil é medida por milésimos (ou microns). A Felicce trabalha com uma quantidade altíssima de milésimos, algo em torno de dois a três vezes superior ao do mercado. Tudo isso para garantir qualidade e durabilidade superior para nossos consumidores. Já as joias são peças feitas também em metais nobres, porém, sem a utilização de camadas através da galvanoplastia ou eletrodeposição de metais. Elas têm um valor comercial mais alto por serem nobres e adornadas com pedras preciosas, como esmeralda, safira, diamante, rubi, turmalina, etc. Minha professora e designer de joias Eliana Gola tem uma frase que define isso: “Toda joia é um adorno, mas nem todo adorno é uma joia”.

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Nagaoka Mídias Sociais: Como é a relação do designer com o ourives? Ainda há profissionais ourives que atendam esse mercado competitivo ou há escassez desse profissional?

Felipe Grohmann:
O designer tem que ser muito conectado com o ourives para não ter problemas de entendimento entre o desenho e a peça produzida. Grandes erros de produção acontecem neste processo, pois o designer pode ter feito uma peça que na vida real não vai funcionar – por empecilhos de produção e maleabilidade do metal. Ou, o ourives pode ter entendido errado algum acabamento ou tipo de criação nova do designer. Por isso, designer e ourives têm que ter uma sintonia muito boa para a peça sair conforme idealizado. Atualmente, existe uma escassez enorme deste profissional, visto que são profissionais mais velhos e já empregados em empresas conceituadas por muitos anos. Por isso, a profissão é muito valorizada salarialmente.

Nagaoka Mídias Sociais: Os estudos sempre são enriquecedores e base para o crescimento de um profissional. Quais as principais feiras e exposições do mercado de joias que já participou?
Felipe Grohmann: 
Participo todos os anos de feiras voltadas para o mercado de joias e acessórios. As principais do segmento são: Mostra São Paulo, Bijoias, Tecnogold, Feninjer e Aljoias. Recentemente, fiz um curso de Design de Joias e Bijuterias com a designer italiana Francesca Romana Diana, em seu ateliê no Rio de Janeiro. Posteriormente, houve um coquetel de lançamento da sua nova coleção no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e fui convidado pela própria designer para participar do evento. Irei fazer um curso de desenho de joias também na FAAP agora no 2o Semestre, em São Paulo. A Felicce tem apenas dois anos. E minha carreira no mercado de joias começou desde então. Tenho muitas ambições e quero que a Felicce seja um case de sucesso nos próximos cinco anos.

Felipe Grohmann e Francesca Romana Diana

Nagaoka Mídias Sociais: Existe modismo nesse mercado?
Felipe Grohmann: Existem de fato modismos. Porém, algumas peças são atemporais, como as pérolas, os brincos estilo “Grace Kelly”, os modelos clássicos de correntaria/pulseiras, assim como alianças de compromisso. É possível investir mais em modismos nas joias folheadas (se comparado com o custo de uma joia, por exemplo). Por isso, o mercado de joias folheadas é tão querido pelo público brasileiro. A grande oferta de modelos, juntamente com um ótimo custo x benefício, faz com que os consumidores queiram sempre ter o brinco “da novela”, da “moda” ou de um(a) determinado artista. Por isso, é possível ter uma maior versatilidade nas compras e também no uso dessas peças, já que no Brasil sofremos de um grande mal chamado “segurança”. E isso nos grandes centros urbanos faz toda a diferença.

Nagaoka Mídias Sociais: Seus desenhos são feitos de próprio punho, suas peças são artesanais, como funciona a relação oferta e procura?
Felipe Grohmann:
Alguns desenhos são esboçados por mim e depois feitos em um software de Design 3D. Outras peças são idealizadas em conjunto, entre eu e a minha equipe de criação. Essas peças são montadas artesanalmente e o briefing da coleção é sempre passado com antecedência, para termos tempo de produzir as joias com o maior cuidado possível. Temos um rigoroso controle de qualidade, que verifica sempre eventuais defeitos de fabricação. Contamos também com fábrica própria, o que facilita esse controle de qualidade e também aumenta nossa preocupação em desenvolver produtos de altíssima qualidade para nossos clientes. A demanda sempre é muito grande nas datas comemorativas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, entre outros. Nestas épocas, o mercado se movimenta além do normal e a procura é grande. Existe uma oferta muita grande de outros players do mercado. A Felicce tem focado nos seus principais diferenciais competitivos: produtos hipoalergênicos, desenvolvimento e produção de alta qualidade e um excelente custo x benefício.

Nagaoka Mídias Sociais: Quais são suas marcas favoritas de joias?
Felipe Grohmann: 
Tiffany & Co. (paixão à primeira vista), Cartier, Bvlgari, H Stern, Van Cleef & Arpels e Chopard.

Conheça Felipe Grohmann, o designer de joias da Felicce
– Site da Felicce
– Facebook da Nagaoka Mídias Sociais