Admiramos muito o trabalho do professor de Propaganda, na Universidade de Taubaté (Unitau), Josué Brazil. Um apaixonado pela atividade publicitária, Josué possui o blog Publicitando, onde Kelly Nagaoka teve o privilégio de ser entrevistada. Formado em Publicidade e Propaganda, com pós em Comunicação Social e Mestrado em Linguística, na Unitau, Josué Brazil é um exemplo para a Nagaoka Mídias Sociais.
Confira a entrevista:
Nagaoka Mídias Sociais: Conte como foi sua experiência de ser dono das agências Trio Comunicação Mercadológica e Publicus Comunicação Publicitária.
Josué Brazil: Tive duas agências em um período em que, sem querer me vangloriar, as coisas eram bem mais difíceis. A primeira tentativa foi meio na loucura. Foi bom para aprender. A segunda agência foi mais duradoura. Eu já tinha experiência e as coisas foram acontecendo de forma mais planejada. Passei por bastante coisa. Vivenciei boa parte das mudanças importantes na propaganda regional. Quando comecei, os computadores só eram usados por algumas agências do mercado de SP. Não penso em voltar ao mercado de agências. A carreira acadêmica, que sempre foi uma paixão, ocupa muito de meu tempo e quero dar prosseguimento a ela com qualidade.
Nagaoka Mídias Sociais: Chegou a ter quantos funcionários? Em qual cidade?
Josué Brazil: A equipe variou muito ao longo do tempo em que a agência permaneceu no mercado. E sempre havia colaboradores terceirizados, sem vínculo direto com a agência. Acho que atuando como funcionários contratados chegamos a ter 8 pessoas, mas a memória me trai. A agência ficava em São José dos Campos.
Nagaoka Mídias Sociais: Você mora em Santo André. E vem quantas vezes por semana para Taubaté? Que pique!
Josué Brazil: Moro em Santo Andre há cerca de 5 anos. Venho segunda para Taubaté e fico até quinta pela manhã. Já me acostumei e tenho uma boa estrutura em Taubaté. É tranquilo.
Nagaoka Mídias Sociais: Conhecendo tanta gente do mercado do Vale do Paraíba, como analisa o trabalho de mídias sociais das agências?
Josué Brazil: Acho que o trabalho aqui está no mesmo estágio do país todo. Todos estão ainda aprendendo. Acertando e errando. E isso é natural. Faz parte do processo. É tudo muito novo e mutante neste segmento de atuação. Há empresas muito boas atuando em mídias sociais. Conheço gente talentosa e conheço gente que ainda não entendeu bem como deve ser este trabalho. Mas o mercado vai evoluir rápido.
– Acompanhe a Nagaoka Mídias Sociais no Facebook
Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.