Quem o olha nem imagina que por trás de um rostinho jovem, de um garoto de 23 anos, se esconde um grande e criativo designer de joias. Felipe Grohmann nasceu em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, formou-se em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo, e nos últimos dois anos tem ganhado espaço e reconhecimento no mercado de joalheria pela assinatura da marca Felicce.
Ligado no mundo da moda desde pequeno, Felipe conta que se esforça bastante no dia a dia para desenvolver conceitos e técnicas cada vez mais inovadoras. “Estudar é a chave para descobrir novos caminhos na vida. Sempre gostei de acompanhar as tendências e as inovações do mercado de moda. Algumas marcas que sempre acompanhei são: Louis Vuitton, Dior, Chanel, YSL, Givenchy, Valentino e Burberry. Isso me fez despertar um grande interesse por um nicho bem específico: a joalheria”. Confira a entrevista da Nagaoka Mídias Sociais com Felipe Grohmann:
Nagaoka Mídias Sociais: Você nos contou que a moda e o interesse em joalheria sempre esteve presente na sua vida, acompanhando grandes marcas nacionais e internacionais. Hoje, qual a significado da arte em sua vida?
Felipe Grohmann: A arte é a minha conexão entre cultura e joalheria. A arte faz parte do meu dia a dia. E, de fato, me enriquece de uma maneira única. Design e arte se complementam. Através da arte, aprendi a valorizar os trabalhos manuais/artesanais; aprendi a expressar meus sentimentos e minha visão de mundo através das joias; através da arte vejo formas orgânicas para me inspirar na criação de novas peças; sem a arte, não consigo ser uma pessoa completa e enriquecida culturalmente, até porque consumo arte em suas diversas formas: compra de quadros, visita às exposições, museus, teatros, cinemas, etc. Sem a arte não existe o design. E, sem design, não existe a arte. As joias têm que ser tratadas como obras de arte, afinal, a joia é baseada na história da arte.
Nagaoka Mídias Sociais: O que destaca em sua carreira e qual é o seu sonho com a Felicce?
Felipe Grohmann: Recentemente, fiz um curso de Design de Joias e Bijuterias com a designer italiana Francesca Romana Diana, em seu ateliê no Rio de Janeiro. Criei, junto com mais duas designers, um colar de pérolas com prata e sementes naturais (urucumã). O curso foi extremamente interessante para meu desenvolvimento como designer. Afinal, tínhamos 1 hora e meia para desenhar, criar, montar e fazer a campanha de marketing da peça idealizada. A Francesca fez uma seleção dos melhores colares e expôs em algumas lojas de sua marca. Posteriormente, ela fez o lançamento da sua Coleção Sonhos, realizado no Shopping Iguatemi em São Paulo. Fui convidado para participar do evento e prestigiar essa coleção.
Fiz algumas aulas de joalheria com a famosa designer e professora Eliana Gola, no IED-SP. Essas aulas me proporcionaram conhecimentos teóricos e práticos de altíssimo nível. Pretendo fazer mais cursos específicos dentro da minha área de atuação.
A Felicce tem apenas dois anos. Minha carreira no mercado de joias começou desde então. Tenho muito a desenvolver dentro deste mercado tão competitivo. Quero me aperfeiçoar e sempre tentar inovar a cada coleção, para que a Felicce seja um case de sucesso nos próximos cinco anos.
Nagaoka Mídias Sociais: Como é transmitir através da joalheria?
Felipe Grohmann: A joalheria te permite descobrir novos horizontes. Mais do que isso, a joalheria te faz fugir do comum. Te faz pensar fora da caixa e, principalmente, me faz feliz. Transmito tudo o que sinto e sonho através das joias. E, por isso, a empresa chama-se Felicce, pois acredito que felicidade nunca sai de moda. Sem felicidade não somos nada! Segundo São Francisco de Assis: “Quem trabalha com as mãos é um operário; quem trabalha com as mãos e a cabeça é um artesão. Quem trabalha com as mãos, a cabeça e o coração, é um artista”.
Nagaoka Mídias Sociais: Quais matérias primas você utiliza na criação de suas peças?
Felipe Grohmann: Em relação aos metais que utilizamos: ouro, ródio (ouro branco), prata 925k e ouro rosè. Demais matérias-primas: pérolas, pedras naturais, zircônias, couro trançado, madeira, entre outros. Pensando em nossos consumidores, todas nossas peças são hipoalergênicas. Sendo assim, não utilizamos níquel em nossa fabricação, visto que o mesmo é o grande causador das alergias, principalmente nas mulheres.
Nagaoka Mídias Sociais: Quando surgiu a ideia de criar moda de joias masculinas?
Felipe Grohmann: Quando criei a Felicce, todas as peças no portfólio de produtos eram voltadas para o público feminino. Comecei a receber muitos pedidos para criar peças masculinas. Criei um modelo em 2013: uma pulseira de couro trançado nas cores preta e marrom. A procura por essas peças começou a ser grande, assim como as vendas. Depois disso, percebi através de benchmarking que o público masculino tem opções muito escassas de acessórios masculinos, principalmente no segmento premium de joias folheadas. O homem está cada vez mais antenado com as tendências de moda. O homem moderno é urbano, cosmopolita e mais do que isso, cheio de estilo. Existe um mercado muito grande para esse segmento no Brasil, porém, em desenvolvimento. Aposto muito nesse nicho de mercado! Criar uma coleção de joias folheadas masculinas também é um sonho pra mim, visto que sou também consumidor! Vamos lançar uma coleção masculina muito em breve (previsão – agosto) que terão mais de 20 modelos exclusivos e cheios de estilo!
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Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.
Sou cliente da Felicce, adquiri um pingente de corredora folheado, gostei tanto que presentei uma grande amiga!! Parabéns Felipe pelo seu trabalho e muito sucesso!! Grande Abraço!!
Olá, Cristiane! Tudo bem? Que boa notícia. O Felipe agradece seu comentário carinhoso! Abraços