Allan Ribeiro Silva, repórter da Nagaoka Mídias Sociais desde março de 2013, foi um dos finalistas do 8º Prêmio Santander Jovem Jornalista, realizado em conjunto com a Semana Estado de Jornalismo. Allan, que terminou esse semestre a faculdade de Jornalismo na Universidade de Taubaté (Unitau), foi um dos 6 escolhidos entre 105 trabalhos apresentados pela matéria “Aparecida mostra potencial do turismo religioso a outras cidades brasileiras”. O jovem de 22 anos ganhou um laptop e teve sua reportagem publicada no site do Estadão, no dia 13 de novembro.
Confira a matéria de Allan, recém-formado que mora em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo:
Aparecida mostra potencial do turismo religioso a outras cidades brasileiras
Allan Ribeiro Silva, Especial para o Estado
Nos fins de semana, já nas primeiras horas da manhã, Celso Fernandes, de 60 anos, vê do alto do morro a paisagem se modificar em Aparecida, a 167 quilômetros da capital paulista. Os veículos, vindos de toda parte, começam a preencher as 6 mil vagas no pátio do Santuário Nacional. É um sinal de que o dia será árduo. Como guia turístico há sete anos, Celso da Santa, como é conhecido, tem o trabalho de narrar a história da maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do mundo, que mede 17,6 metros, no topo de uma colina ali perto. Os olhares de fiéis esperançosos na estátua garantem o pão de sua família.
A fé levou mais de 11 milhões de visitantes no último ano à cidade de 35 mil habitantes no Vale do Paraíba. Os peregrinos movimentam a indústria da fé, responsável por 80% do PIB de Aparecida, uma das integrantes do circuito turístico religioso do Vale do Paraíba, ao lado de Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá e Lorena.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Aparecida, Ernesto Elache, diz que muitos dos turistas que conhecem a cidade querem retornar. “A característica do turismo aqui, diferente dos demais, é a fidelização desses visitantes, que voltam todo ano.”
Estimativas do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo revelam que existem pelo menos 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos no País. A visita do papa Francisco ao Brasil, em julho, mostrou o potencial do setor. Após o evento, 92,1% dos estrangeiros demonstraram o desejo de retornar. “A religião é destaque no segmento, não apenas pela fé, mas pela busca por manifestações culturais, arquitetura e museus sacros”, avalia o economista Edson Trajano, professor da Universidade de Taubaté. Ele diz que há muito a ser explorado nas cidades com vocação turística religiosa.
Em 2017, o papa retorna a Aparecida para o jubileu de 300 anos do encontro da imagem da santa nas águas do Rio Paraíba do Sul. “Que ele traga mais peregrinos e ajude as pessoas que vivem do turismo na cidade”, espera Celso da Santa. O guia, que conta já ter visto milagres no local, não perde a esperança de poder contar ao ilustre visitante argentino a história daquela estátua de concreto, finalizada em 2006, após uma promessa alcançada por uma mulher que sofria de câncer.
Casado e pai de três filhos, o guia turístico mostra as marcas de uma bala perdida que atingiu seu abdome. Devoto da santa, acredita que ela intercedeu para que o tiro não fosse fatal e diz que o trabalho também é uma questão de fé. “O dinheiro me ajuda, mas não estou aqui apenas por isso. Trabalho também pelo apego a essa gente que acredita na santa.”
Campeã
A vencedora foi a aluna do 8º período da Faculdade Cásper Líbero, Ana Carolina Neira, de 22 anos, por sua reportagem “Um Pedacinho do Paraguai na Zona Oeste de São Paulo”. A jovem ganhou uma bolsa de estudos de seis meses na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, na Espanha, em 2014.
– Prêmio Santander divulga vencedor
– Facebook do Cursos Estado de Jornalismo
– Mais novidades no Facebook da Nagaoka Mídias Sociais
Desde 2011, a jornalista Kelly Nagaoka trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Nascida em São Paulo, mudou-se para Taubaté, em 2012. Com apoio do Sebrae, após 6 meses de moradia na cidade, ministrou sua primeira palestra sobre redes sociais. À frente da Nagaoka Mídias Sociais, já trabalhou em mais de 80 projetos de redes sociais, entre eles, Grupo Shibata, Postos Arco-Íris, Studio Mormaii Vila Mariana, Rose Akahori – Terapias Orientais, Oiwa Elevadores, WK Diagnose, entre outros. Em 2013, no Prêmio Lettering, com participação de algumas das melhores agências do Vale do Paraíba, ganhou o troféu na categoria site institucional, com o cliente Lineu Bravo Luthier. Foi professora de pós-graduação na disciplina Imagem e Reputação nas Mídias Sociais, na Universidade de Taubaté (Unitau). Antes de ingressar no mundo digital, foi editora-chefe de revistas femininas e repórter em jornais japoneses. Organizou os livros “Tênis de Mesa – Teoria e Prática” e “Em Sintonia com a Vida”. Ex-atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, participou do Mundial adulto na Inglaterra (97), foi bicampeã sul-americana e do Aberto dos EUA. Aos 14 anos, fez estágios na Butterfly do Japão. Dois anos depois, morou 2 meses em Xangai, na China. Uma apaixonada por tênis de campo, desde 2014, organiza o Café com Tênis e Beach Tennis, encontro feminino voltado para tenistas de todas as idades e níveis, com 68 edições realizadas.
ao Allan Ribeiro e a Nagaoka Midias Sociais. Parabéns pela matéria. Prêmio supermerecido.
Agradecemos a mensagem, Osmar! Esperamos que esteja bem e aguardamos a sua visita em Taubaté!!!! Abraços