Como incluir pacientes alérgicos a leite, ovo, e corantes em eventos sociais?

Manter uma dieta isenta de alimentos que possuem as proteínas do leite não é uma tarefa fácil e torna-se mais difícil à medida que a criança com APLV cresce. Quando esta passa a frequentar a escola e a ter contato com outras crianças e outros alimentos, manter a alimentação restritiva torna-se um desafio. Por isso, é muito importante tanto os pais quanto as crianças com APLV e os que convivem com elas conhecerem quais alimentos devem ser evitados.

Seguir à risca as orientações do médico é imprescindível uma vez que uma pequena quantia de alimento contendo proteínas do leite pode atrapalhar e atrasar todo o tratamento, além de desencadear os sintomas da alergia, como reações de pele, refluxos, irritabilidades, dores abdominais e sangue nas fezes, entre outros, além de choque anafilático, em casos mais graves.

A criança com alergia é completamente normal e não precisa ser tratada de forma diferente das demais. É importante não isolar a criança das demais na hora das festas e datas comemorativas para não causar nenhum sentimento de exclusão.

Os pais devem ser informados com antecedência sobre os dias de festa para que possam levar um kit festa para ela com opções similares que serão oferecidos no dia e evitar situações de exclusão. O mesmo vale para as lembrancinhas com guloseimas!

Não esquecer de separar esponja de lavar louças e utensílios apenas para a criança.

Em dias de festa, por exemplo, a escola deve oferecer opções sem leite para os alunos alérgicos a proteína do leite de vaca.

Saiba mais em: http://bit.ly/dicasalergiacrianças

 

             

Sobre Ana Carolina da Matta Ain

Formada em Medicina pela Universidade de Taubaté em 2003.

Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria desde 2007.

Alergista e Imunologista pela ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) desde 2009.

Professora do Departamento de Pediatria da Universidade de Taubaté.

Responsável pelo ambulatório de Alergia e Imunologia Pediátrica do Hospital Universitário de Taubaté.

Médica Alergista da Policlínica Infantil de Taubaté.

Membro do LASID (Grupo de Imunodeficiência Latino Americano).

Médica da Clínica Vida em Taubaté – SP, onde atende Alergia e Imunologia em adultos e crianças.

Endereço: Rua Professor Moreira, 370. Jardim das Nações, Taubaté – SP.

Telefone: (12) 3631-5212

Nagaoka Mídias Sociais – Taubaté
A Dra. Ana Carolina da Matta Ain (alergista e imunologista) é cliente da Nagaoka Mídias Sociais, agência digital de Taubaté. Trabalhamos com gestão de conteúdo em mídias sociais, criação de sites institucionais, blog em WordPress, planejamento estratégico digital, entre outros.
A Nagaoka Mídias Sociais, fundada pela jornalista Kelly Nagaoka, está localizada no The One Office Tower, na Av. Itália, 928, Jardim das Nações.